Em Valente, Merida é uma princesa que cresceu com a missão de ser a sucessora de sua mãe no reino. Porém, a rebelde menina não tem a vocação necessária para essa vida, afinal, seus gostos tendem às aventuras, como praticar tiro ao arco – seu esporte favorito – e cavalgar.

Com o objetivo de definir quem será seu novo marido, uma competição é organizada, mesmo sendo a contragosto de Merida. Para tentar fazer com que a sua mãe mude de ideia, ela pede para uma bruxa a ajudar com um feitiço, porém o efeito não é exatamente como Merida esperava e a própria princesa vai precisar desfazer toda a confusão – que envolve até impedir que uma guerra aconteça!

Nesse filme, Murilo Rosa empresta sua voz para o Lorde Macintosh, um arrogante senhor, que junto com o Lorde MacGuffin (dublado no Brasil por Luciano Szafir) e Lorde Dingwall (Rodrigo Lombardi, na versão brasileira), formam o trio dos poderosos senhores da Terra. São eles que promovem o costume ancestral de realizar a competição, a fim de arranjar o marido de Merida.

Curiosidades:

    • Na versão original, foi dublado por Craig Ferguson, que já chegou a ser indicado ao Emmy Awards.
    • A Princesa Merida é a primeira protagonista feminina em um filme da Pixar, o mesmo estúdio de animação que realizou filmes como Toy Story e Monstros S.A.

Entrevista para Veja sobre o processo de dublagem:

Trailer: